Imagine um lugar tão frio que até termômetros comuns não funcionam. Se você fosse lá, sentiria dor ao respirar, seu corpo ficaria dormente e suas roupas congelariam instantaneamente. Se jogasse água quente no ar, ela se transformaria em pequenos pedaços de gelo antes de tocar o chão.
Depois de analisar mapas de temperatura da Terra, pesquisadores do Centro Nacional de Dados de Neve e Gelo dos Estados Unidos encontraram o local mais gelado do planeta. É uma montanha na Antártica, entre Dome Argus e Dome Fuji, dois picos cobertos de gelo. Em 10 de agosto de 2010, lá atingiram a incrível marca de -93,2°C.
Eles usaram informações de satélites como o Terra e o Aqua da NASA, que conseguem medir o calor da Terra mesmo em lugares muito frios.
Esse novo recorde é muito mais frio do que o recorde anterior, que era de -82,9°C, registrado em 1983 na estação de pesquisa russa Vostok, também na Antártica.
Esse novo registro térmico supera significativamente a marca anterior, estabelecida em 1983 na estação de pesquisa russa Vostok, localizada a leste da Antártica, que registrou -82,9°C. No entanto, é importante notar que o lugar permanentemente habitado mais frio da Terra continua sendo o nordeste da Sibéria, onde as cidades de Verkhoyansk e Oimekon testemunharam temperaturas baixíssimas, chegando a -90°C em 1892 e 1933.
Nesta sexta-feira (14), o primeiro eclipse de 2025 promete um espetáculo único que poderá ser…
O Natal está se aproximando e com ele a expectativa de momentos especiais, rodeados de…
Nem todos os signos se sentem à vontade em grandes festas ou eventos agitados. Virgem,…
O aparecimento dos cabelos grisalhos é influenciado por fatores como idade, genética e estresse. Cada…
Os domingos costumam despertar sentimentos contraditórios. Por um lado, trazem alegria por ser um dia…
O jeans é, sem dúvida, a peça preferida de qualquer guarda-roupa. Essa calça se destaca…