Curiosidades

Por que às vezes ouvimos bolinhas de gude ‘batendo’ no telhado à noite

Às vezes, nos encontramos no conforto de nossas casas, em busca de um merecido descanso, quando de repente somos surpreendidos por um som estranho, como se alguém estivesse jogando bolinhas de gude no teto. Esse fenômeno, que pode nos confundir e até causar medo, tem uma explicação que vai além do paranormal.

Para sua tranquilidade, não há fantasmas envolvidos; O que você está ouvindo é conhecido como “golpe de aríete” ou “pulso Zhukowski”. Este ruído peculiar tem origem no movimento das tubulações, especificamente quando absorvem a força gerada pela pressão da água.

É comum vivenciar esse fenômeno quando uma torneira é fechada abruptamente, e isso acontece a qualquer hora do dia. Embora geralmente coincida com a noite, isso ocorre porque nesse horário do dia há menos ruído ambiente, o que torna o som mais perceptível.

Este acontecimento peculiar não distingue entre edifícios antigos e modernos, embora seja mais comum em edifícios mais antigos.

O golpe de aríete surge devido à natureza ligeiramente elástica do fluido nas tubulações. Quando uma válvula ou torneira na extremidade de um tubo é fechada abruptamente, as partículas de fluido que estão em movimento são empurradas por aqueles que estão atrás delas, gerando uma sobrepressão que se desloca ao longo do tubo a velocidades que podem exceder o som no fluido.

Este processo tem dois efeitos notáveis: primeiro, o fluido é comprimido e, segundo, o tubo se expande. Quando o fluido para completamente, a força que o comprimia cessa e ele tende a se expandir. Neste ponto, o tubo, que se alargou, volta às suas dimensões normais, desencadeando outra onda de pressão no sentido oposto.

A peculiaridade continua, pois o fluido agora se move na direção oposta, mas se forma uma depressão em relação à pressão normal na tubulação. Quando esta depressão atinge seu ponto máximo, o fluido pode passar para o estado gasoso, criando uma bolha, enquanto o tubo sofre contração. Embora na maioria dos casos este fenômeno seja inofensivo, em situações extremas, os tubos podem ficar danificados.

Em suma, a explicação por trás daquele som peculiar que às vezes ouvimos em nossas casas está nos princípios físicos do golpe de aríete. Embora possa parecer desconcertante, compreender estes processos permite-nos perceber que, no mundo da canalização, até os sons mais inusitados têm uma explicação científica. Então, da próxima vez que você ouvir o que parece ser um jogo de bolinhas de gude no teto, você pode ficar tranquilo sabendo que é apenas o pulso de Zhukowski, uma peculiaridade física do encanamento.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.