Conheça o profundo significado de ver lagartixas em sua casa
Certamente, em algum momento da sua vida, você estava calmamente em seu quarto quando, de repente, viu ou ouviu um lagarto. Mas não se preocupe, essa situação é mais comum do que você imagina e pode ter significados importantes.
Nossa casa é o refúgio onde nos sentimos protegidos e afastados dos perigos externos. Porém, manter todos os animais longe de casa é uma tarefa quase impossível.
Embora nem todos os animais consigam entrar, os lagartos, pequenos répteis que podem se esconder em quase qualquer lugar e escalar paredes, tetos e outras superfícies, costumam ser uma exceção.
Os lagartos são criaturas que despertam sentimentos contraditórios: algumas pessoas os adoram, enquanto outras não gostam nada deles devido à sua aparência, ainda que sua personalidade seja cativante para muitos.
O termo “lagartos” refere-se aos pequenos répteis que encontramos ocasionalmente em nossas casas, pátios ou vegetação rasteira. Esses animais geralmente pertencem às famílias Lacertidae, Gekkonidae e Phrynosomatidae, embora existam pelo menos 4.000 espécies diferentes, segundo a National Geographic.
Esses pequenos animais podem aparecer em nossas casas por diversos motivos:
Estão em busca de comida.
Encontraram refúgio dentro da casa.
Descobriram uma boa fonte de água.
A curiosidade, que é uma característica desses animais, pode levá-los a explorar novos ambientes.
Durante a época de acasalamento, é comum encontrar mais de um lagarto em casa.
Apesar de sua presença, não há motivo para preocupação. Os lagartos são inofensivos e ajudam a controlar a população de insetos, como baratas, moscas, mosquitos e aranhas.
Curiosamente, segundo o site Creation Moments, os lagartos possuem um sistema complexo de comunicação através de movimentos corporais, incluindo balançar a cabeça, flexionar as pernas ou o peito e movimentar as patas, semelhante aos exercícios físicos humanos conhecidos como “lagartos” ou “flexões”.