Cachorro ajuda a localizar dono idoso que se perdeu em matagal
O cachorro crioulo Palomo, de dois anos, ficou famoso depois de salvar seu dono, Don Gregorio “Goyo”, quando ele se perdeu nas montanhas de Sonora, no norte do México. O homem de 84 anos ficou perdido por três dias desde que saiu de casa, mas não conseguiu se lembrar do caminho de volta devido à perda de memória.
O Procurador Geral do Estado de Sonara relata que em 27 de novembro de 2022, o Sr. Gregorio, morador da área de Cuervitos de Moctezuma, partiu a pé para viajar para outras comunidades. O octogenário mora com a sobrinha Ramona e a família dela, mas ao perceberem que ele não voltaria e relembrarem seu histórico de lapsos de memória, chamaram a polícia.
Em 1º de dezembro, Ramona relatou o desaparecimento de seu tio na Unidade Básica de Saúde em Cumpas, Sonora. A área foi alvo de buscas pela Guarda Nacional, Polícia Municipal, Protecção Civil Municipal, cão de busca especializado e efectivos do Gabinete Ministerial de Investigação Criminal, mas não foi possível localizar o desaparecido.
O cachorro de Don Goyo, Palomo, esteve presente pela segunda vez em uma operação em 4 de dezembro. Esse cão foi fundamental para direcionar a polícia para a localização de seu dono. A cerca de três quilômetros de sua localização anterior, o idoso permanecia em uma área deserta “entre morros, caminhos e barrancos”.
Devido à sua desidratação, Don Goyo foi levado para uma instalação do IMSS para tratamento. Os médico determinaram que o homem também sofria de desnutrição, então ele permaneceu hospitalizado para avaliação e estabilização.
Palomo, nosso herói, esperou pacientemente do lado de fora dos portões do hospital IMSS o tempo todo para que seu humano surgisse. Depois de sair de casa para fazer recados, Don Goyo ficou confuso e vagou sem rumo, incapaz de encontrar o caminho de volta. Felizmente, o amor de seu cachorro o levou de volta para seus entes queridos sem nenhum perigo.